Comorbilidades

A comorbilidade ocorre quando duas ou mais perturbações se apresentam concomitantemente no mesmo indivíduo numa frequência muito superior à da população geral. Na Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) a presença de outras perturbações comórbidas é muito frequente.

Alguns estudos demonstram que apenas 1/3 das crianças com PHDA apresentam isoladamente esta perturbação, enquanto os restantes 2/3 apresentam outra(s) perturbação(ões) para além da PHDA. As investigações demonstram ainda que 44% das crianças com PHDA apresentam pelo menos mais uma perturbação e 32% podem apresentar 2 ou mais perturbações associadas. Relativamente às perturbações comórbidas na idade adulta consultar: PHDA no Adulto.

As comorbilidades mais frequentes em crianças e adolescentes são:

  • Perturbação Desafiante de Oposição
  • Perturbação da Aprendizagem Específica (e.g., Dislexia e Discalculia)
  • Perturbação do Comportamento
  • Perturbações de Ansiedade
  • Perturbações Depressivas
  • Perturbação de Tiques
  • Entre outras…

Entre estas perturbações comórbidas na idade pediátrica, a mais frequente é a Perturbação Desafiante de Oposição (que pode ocorrer em 40% a 50% dos casos de PHDA). Em segundo lugar surge a Perturbação da Aprendizagem Específica / Dislexia. Iremos, de seguida, abordar sucintamente estas 2 perturbações:

Perturbação Desafiante de Oposição

A Perturbação Desafiante de Oposição caracteriza-se por um padrão persistente de um comportamento zangado/irritado, conflituoso/desafiante ou comportamento vingativo relativamente às figuras de autoridade, adultos (por exemplo, pais e professores, etc.) ou colegas. Aproximadamente 40-50% das crianças com PHDA apresentam concomitantemente uma Perturbação Desafiante de Oposição.

Segundo o DSM-5 a Perturbação Desafiante de Oposição está incluída nas Perturbações Disruptivas, do Controlo dos Impulsos e do Comportamento (inclui ainda a Perturbação Explosiva Intermitente, a Perturbação do Comportamento, entre outras), tendo os seguintes critérios de diagnóstico:

CRITÉRIO A. Um padrão de humor zangado/irritável, comportamento conflituoso/desafiante ou comportamento vingativo, que dura pelo menos 6 meses, caracterizado pela presença de pelo menos 4  sintomas de qualquer de uma das seguintes categorias que ocorrem durante a interação com pelo menos um indivíduo que não seja irmão ou irmã.

Humor Zangado/Irritável

  1. Com frequência perde o controlo.
  2. Com frequência é suscetível ou facilmente incomodado pelos outros.
  3. Sente frequentemente raiva e ressentimento.

Comportamento Conflituoso/Desafiante

  1. Discute frequentemente com as figuras de autoridade ou, no caso das crianças e adolescentes com os adultos.
  2. Com frequência, desafia ou recusa cumprir pedidos de figuras de autoridade ou regras.
  3. Com frequência, aborrece deliberadamente as outras pessoas.
  4. Com frequência, culpa os outros pelos seus erros ou mau comportamento.

Comportamento Vingativo

  1. Foi rancoroso ou vingativo pelo menos 2 vezes nos últimos 6 meses.

CRITÉRIO B. A perturbação do comportamento está associada a mal-estar do indivíduo ou de outras pessoas do seu contexto social próximo (por exemplo, família, grupo de pares, colegas de trabalho) ou tem impacto negativo nas áreas social, educacional, ocupacional ou noutras áreas importantes do funcionamento do indivíduo.

CRITÉRIO C. O comportamento não ocorre exclusivamente de uma perturbação psicótica, de uso de substâncias, depressiva ou bipolar, também não são preenchidos os critérios de perturbação de desrugulação do humor disruptivo.

Dislexia (Perturbação da Aprendizagem Específica)

A Dislexia (para mais informações consultar o Portal da Dislexia) é uma perturbação do neurodesenvolvimento caracterizada por uma dificuldade na precisão e/ou fluência na leitura de palavras, na descodificação e uma fraca competência ortográfica. Estas dificuldades resultam de um défice na componente fonológica da linguagem, que é inesperada em relação às outras competências cognitivas e às condições educativas proporcionadas. As crianças disléxicas apresentam um conjunto significativo de alterações na leitura (e.g., erros na descodificação da leitura, no reconhecimento de palavra, dificuldades na compreensão de textos lidos) e na escrita (e.g., erros ortográficos e dificuldades na estruturação das ideias no texto).

Aproximadamente 25% a 40% das crianças com PHDA apresentam critérios de comorbilidade com a Dislexia (Dykman & Ackerman, 1991; Semrud-Clikeman et al., 1992; Willcutt et al., 2005). Os critérios de diagnóstico para Dislexia (e Perturbação da Aprendizagem Específica) segundo o DSM-5 são apresentados aqui.