{"id":175,"date":"2014-06-10T21:38:42","date_gmt":"2014-06-10T20:38:42","guid":{"rendered":"https:\/\/staging2.hiperatividade.com.pt\/?page_id=175"},"modified":"2023-04-19T19:47:59","modified_gmt":"2023-04-19T18:47:59","slug":"comorbilidades","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/hiperatividade.com.pt\/comorbilidades\/","title":{"rendered":"Comorbilidades"},"content":{"rendered":"\n
A comorbilidade<\/strong> ocorre quando duas ou mais perturba\u00e7\u00f5es se apresentam concomitantemente no mesmo indiv\u00edduo numa frequ\u00eancia muito superior \u00e0 da popula\u00e7\u00e3o geral. Na Perturba\u00e7\u00e3o de Hiperatividade\/D\u00e9fice de Aten\u00e7\u00e3o (PHDA) a presen\u00e7a de outras perturba\u00e7\u00f5es com\u00f3rbidas \u00e9 muito frequente.<\/p>\n\n\n\n Alguns estudos demonstram que apenas 1\/3 das crian\u00e7as com PHDA apresentam isoladamente esta perturba\u00e7\u00e3o<\/strong>, enquanto os restantes 2\/3 apresentam outra(s) perturba\u00e7\u00e3o(\u00f5es) para al\u00e9m da PHDA. As investiga\u00e7\u00f5es demonstram ainda que 44% das crian\u00e7as com PHDA apresentam pelo menos mais uma perturba\u00e7\u00e3o e 32% podem apresentar 2 ou mais perturba\u00e7\u00f5es associadas. Relativamente \u00e0s perturba\u00e7\u00f5es com\u00f3rbidas na idade adulta consultar: PHDA no Adulto<\/a>.<\/p>\n\n\n\n As comorbilidades mais frequentes em crian\u00e7as e adolescentes<\/span> s\u00e3o:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Entre estas perturba\u00e7\u00f5es com\u00f3rbidas na idade pedi\u00e1trica, a mais frequente \u00e9 a Perturba\u00e7\u00e3o Desafiante de Oposi\u00e7\u00e3o<\/strong> (que pode ocorrer em 40% a 50% dos casos de PHDA). Em segundo lugar surge a Perturba\u00e7\u00e3o da Aprendizagem Espec\u00edfica \/ Dislexia<\/strong>. Iremos,\u00a0de seguida,\u00a0abordar sucintamente estas 2 perturba\u00e7\u00f5es:<\/p>\n\n\n\n A Perturba\u00e7\u00e3o Desafiante de Oposi\u00e7\u00e3o caracteriza-se por um padr\u00e3o persistente de um comportamento zangado\/irritado, conflituoso\/desafiante ou comportamento vingativo relativamente \u00e0s figuras de autoridade, adultos (por exemplo, pais e professores, etc.) ou colegas. Aproximadamente 40-50% das crian\u00e7as com PHDA apresentam concomitantemente uma Perturba\u00e7\u00e3o Desafiante de Oposi\u00e7\u00e3o<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Segundo o DSM-5<\/strong> a Perturba\u00e7\u00e3o Desafiante de Oposi\u00e7\u00e3o<\/strong> est\u00e1 inclu\u00edda nas Perturba\u00e7\u00f5es Disruptivas, do Controlo dos Impulsos e do Comportamento (inclui ainda a Perturba\u00e7\u00e3o Explosiva Intermitente, a Perturba\u00e7\u00e3o do Comportamento, entre outras), tendo os seguintes crit\u00e9rios de diagn\u00f3stico:<\/p>\n\n\n\n CRIT\u00c9RIO A<\/strong><\/span>. Um padr\u00e3o de humor zangado\/irrit\u00e1vel, comportamento conflituoso\/desafiante ou comportamento vingativo, que dura pelo menos 6 meses, caracterizado pela presen\u00e7a de pelo menos 4 sintomas de qualquer de uma das seguintes categorias que ocorrem durante a intera\u00e7\u00e3o com pelo menos um indiv\u00edduo que n\u00e3o seja irm\u00e3o ou irm\u00e3.<\/p>\n\n\n\n Humor Zangado\/Irrit\u00e1vel<\/strong><\/p>\n\n\n\n Comportamento Conflituoso\/Desafiante<\/strong><\/p>\n\n\n\n Comportamento Vingativo<\/strong><\/p>\n\n\n\n CRIT\u00c9RIO B<\/strong><\/span>. A perturba\u00e7\u00e3o do comportamento est\u00e1 associada a mal-estar do indiv\u00edduo ou de outras pessoas do seu contexto social pr\u00f3ximo (por exemplo, fam\u00edlia, grupo de pares, colegas de trabalho) ou tem impacto negativo nas \u00e1reas social, educacional, ocupacional ou noutras \u00e1reas importantes do funcionamento do indiv\u00edduo.<\/p>\n\n\n\n CRIT\u00c9RIO C<\/strong><\/span>. O comportamento n\u00e3o ocorre exclusivamente de uma perturba\u00e7\u00e3o psic\u00f3tica, de uso de subst\u00e2ncias, depressiva ou bipolar, tamb\u00e9m n\u00e3o s\u00e3o preenchidos os crit\u00e9rios de perturba\u00e7\u00e3o de desrugula\u00e7\u00e3o do humor disruptivo.<\/p>\n\n\n\n A Dislexia<\/strong> (para mais informa\u00e7\u00f5es consultar o Portal da Dislexia<\/strong><\/a>) \u00e9 uma perturba\u00e7\u00e3o do neurodesenvolvimento caracterizada por uma dificuldade na precis\u00e3o e\/ou flu\u00eancia na leitura de palavras, na descodifica\u00e7\u00e3o e uma fraca compet\u00eancia ortogr\u00e1fica. Estas dificuldades resultam de um d\u00e9fice na componente fonol\u00f3gica da linguagem, que \u00e9 inesperada em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s outras compet\u00eancias cognitivas e \u00e0s condi\u00e7\u00f5es educativas proporcionadas. As crian\u00e7as disl\u00e9xicas apresentam um conjunto significativo de altera\u00e7\u00f5es na leitura<\/strong> (e.g., erros na descodifica\u00e7\u00e3o da leitura, no reconhecimento de palavra, dificuldades na compreens\u00e3o de textos lidos) e na escrita<\/strong> (e.g., erros ortogr\u00e1ficos e dificuldades na estrutura\u00e7\u00e3o das ideias no texto).<\/p>\n\n\n\n Aproximadamente 25% a 40% das crian\u00e7as com PHDA apresentam crit\u00e9rios de comorbilidade com a Dislexia<\/strong> (Dykman & Ackerman, 1991; Semrud-Clikeman et al., 1992; Willcutt et al., 2005)<\/span>. Os crit\u00e9rios de diagn\u00f3stico para Dislexia<\/strong> (e Perturba\u00e7\u00e3o da Aprendizagem Espec\u00edfica) segundo o DSM-5<\/strong> s\u00e3o apresentados aqui<\/strong><\/a>.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" A comorbilidade ocorre quando duas ou mais perturba\u00e7\u00f5es se apresentam concomitantemente no mesmo indiv\u00edduo numa frequ\u00eancia muito superior \u00e0 da popula\u00e7\u00e3o geral. Na Perturba\u00e7\u00e3o de Hiperatividade\/D\u00e9fice de Aten\u00e7\u00e3o (PHDA) a presen\u00e7a de outras perturba\u00e7\u00f5es com\u00f3rbidas \u00e9 muito frequente. 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Perturba\u00e7\u00e3o Desafiante de Oposi\u00e7\u00e3o<\/h3>\n\n\n\n
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Dislexia (Perturba\u00e7\u00e3o da Aprendizagem Espec\u00edfica)<\/h3>\n\n\n\n