{"id":6,"date":"2013-08-10T14:49:16","date_gmt":"2013-08-10T13:49:16","guid":{"rendered":"https:\/\/staging2.hiperatividade.com.pt\/wp\/?page_id=6"},"modified":"2023-04-19T19:31:05","modified_gmt":"2023-04-19T18:31:05","slug":"definicao","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/hiperatividade.com.pt\/definicao\/","title":{"rendered":"Defini\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"\n
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A Perturba\u00e7\u00e3o de Hiperatividade\/D\u00e9fice de Aten\u00e7\u00e3o (PHDA)<\/strong> \u00e9 das perturba\u00e7\u00f5es do neurodesenvolvimento mais frequentes e estudadas. As crian\u00e7as com PHDA exibem um conjunto de caracter\u00edsticas e comportamentos disruptivos caracterizados por desaten\u00e7\u00e3o, hiperatividade e impulsividade. Estes sintomas nucleares da PHDA condicionam significativamente o desempenho do indiv\u00edduo (crian\u00e7as, jovens e adultos) nos diversos contextos e atividades (e.g., escolar, social e ocupacional) em que \u00e9 necess\u00e1rio um comportamento adequado.<\/p>\n\n\n\n

Em face das altera\u00e7\u00f5es comportamentais e neurocognitivas<\/strong> (funcionamento executivo, aten\u00e7\u00e3o, mem\u00f3ria de trabalho, etc.), as crian\u00e7as com PHDA tendem a apresentar, com bastante frequ\u00eancia, dificuldades de aprendizagem, dificuldades no relacionamento com os pares, problemas de ajustamento psicossocial, dificuldades em cumprir regras e atingir os objetivos, imaturidade, entre outros.<\/p>\n\n\n\n

Provavelmente uma das primeiras refer\u00eancias cient\u00edfica sobre os sintomas de PHDA foi efetuada por G. Still (1902)<\/strong> que descreve um conjunto de crian\u00e7as que apresentavam sintomatologia comportamental muito semelhante \u00e0 atual PHDA e \u00e0 Perturba\u00e7\u00e3o Desafiante de Oposi\u00e7\u00e3o. Desde ent\u00e3o, o interesse, a investiga\u00e7\u00e3o e os conhecimentos sobre esta perturba\u00e7\u00e3o t\u00eam crescido exponencialmente. Em 1968 a PHDA \u00e9 contemplada, pela primeira vez, como uma categoria diagn\u00f3stica no Manual de Diagn\u00f3stico e Estat\u00edstica das Perturba\u00e7\u00f5es Mentais (DSM-II)<\/strong> da Associa\u00e7\u00e3o Americana de Psiquiatria sobre a designa\u00e7\u00e3o de Perturba\u00e7\u00e3o Hipercin\u00e9tica da Inf\u00e2ncia<\/em><\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Na d\u00e9cada de 70, em especial com os trabalhos de Virginia Douglas os sintomas de d\u00e9fice de aten\u00e7\u00e3o<\/strong> come\u00e7am a emergir como um aspeto central desta perturba\u00e7\u00e3o, obrigando \u00e0 sua redefini\u00e7\u00e3o conceptual. Nas d\u00e9cadas seguintes, para al\u00e9m de uma redefini\u00e7\u00e3o do conceito, surgiram in\u00fameros avan\u00e7os cient\u00edficos ao n\u00edvel da avalia\u00e7\u00e3o, diagn\u00f3stico, interven\u00e7\u00e3o farmacol\u00f3gica, psicol\u00f3gica e psicoeducativa.<\/p>\n\n\n\n

Das diversas defini\u00e7\u00f5es existentes sobre a PHDA<\/strong>, selecionamos duas defini\u00e7\u00f5es:<\/p>\n\n\n\n

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Russell Barkley<\/strong> (1990) define-a como um dist\u00farbio de desenvolvimento caracterizado por graus desenvolvimentalmente inapropriados de desaten\u00e7\u00e3o, sobreatividade e impulsividade, as quais t\u00eam frequentemente o seu in\u00edcio na primeira inf\u00e2ncia; t\u00eam uma natureza relativamente cr\u00f3nica; n\u00e3o simplesmente explic\u00e1veis por defici\u00eancias neurol\u00f3gicas, sensoriais, de linguagem, motoras, defici\u00eancia mental ou dist\u00farbios emocionais severos. Estas dificuldades aparecem tipicamente associadas a d\u00e9fices no comportamento orientado por regas e na manuten\u00e7\u00e3o de um padr\u00e3o consistente de realiza\u00e7\u00e3o ao longo do tempo.<\/em><\/p>\n<\/blockquote>\n\n\n\n

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Cardo e Servera-Barcel\u00f3<\/strong> (2005) referem que a PHDA tem uma base gen\u00e9tica, em que est\u00e3o implicados diversos fatores neuropsicol\u00f3gicos, que provocam na crian\u00e7a altera\u00e7\u00f5es atencionais, impulsividade e uma grande atividade motora. Trata-se de um problema generalizado de falta de autocontrolo com repercuss\u00f5es no seu desenvolvimento, na sua capacidade de aprendizagem e no seu ajustamento social.<\/em><\/p>\n<\/blockquote>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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