{"id":8,"date":"2013-08-10T15:14:24","date_gmt":"2013-08-10T14:14:24","guid":{"rendered":"https:\/\/staging2.hiperatividade.com.pt\/wp\/?page_id=8"},"modified":"2023-04-19T19:34:36","modified_gmt":"2023-04-19T18:34:36","slug":"diagnostico","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/hiperatividade.com.pt\/diagnostico\/","title":{"rendered":"Crit\u00e9rios de Diagn\u00f3stico"},"content":{"rendered":"\n
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O diagn\u00f3stico cl\u00ednico da Perturba\u00e7\u00e3o de Hiperatividade\/D\u00e9fice de Aten\u00e7\u00e3o (PHDA)<\/strong> \u00e9 um processo de avalia\u00e7\u00e3o bastante complexo, pois envolve a aplica\u00e7\u00e3o de um vasto protocolo cl\u00ednico: entrevista, observa\u00e7\u00e3o do comportamento e dos sintomas nucleares da PHDA, an\u00e1lise de diversas vari\u00e1veis neurol\u00f3gicas, neurocognitivas (fun\u00e7\u00f5es executivas, aten\u00e7\u00e3o e mem\u00f3ria de trabalho, entre outras), psicossociais, psicoeducativas e familiares. Assim, para uma correta avalia\u00e7\u00e3o de diagn\u00f3stico na PHDA \u00e9 indispens\u00e1vel recorrer a profissionais experientes na \u00e1rea<\/strong>, uma vez que v\u00e1rias vari\u00e1veis podem estar a “mascarar” os comportamentos desajustados exibidos pela crian\u00e7a, sendo importante um diagn\u00f3stico diferencial para excluir outras problem\u00e1ticas. No caso dos adultos recomenda-se a leitura da p\u00e1gina PHDA no Adulto<\/strong><\/a>.<\/p>\n\n\n\n

O Manual de Diagn\u00f3stico e Estat\u00edstica das Perturba\u00e7\u00f5es Mentais (DSM-5, 2013) classificam a PHDA dentro das Perturba\u00e7\u00f5es do Neurodesenvolvimento<\/strong>, dado o acumular de evid\u00eancias cient\u00edficas que demonstram a natureza neurobiol\u00f3gica desta perturba\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

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DSM-5: Crit\u00e9rios de Diagn\u00f3stico da Perturba\u00e7\u00e3o de Hiperatividade \/ D\u00e9fice de Aten\u00e7\u00e3o<\/strong>:<\/h3>\n\n\n\n

CRIT\u00c9RIO A<\/strong><\/span>. Um padr\u00e3o persistente de desaten\u00e7\u00e3o e\/ou hiperatividade-impulsividade que interfere com o funcionamento ou desenvolvimento, caracterizado por (1) e\/ou (2).<\/p>\n\n\n\n

(1) Desaten\u00e7\u00e3o<\/strong>: 6 (ou mais) dos seguintes sintomas persistiram pelo menos durante 6 meses num grau que \u00e9 inconsistente com o n\u00edvel de desenvolvimento e que tem impacto negativo direto nas atividades sociais e acad\u00e9micas\/ocupacionais:<\/p>\n\n\n\n

Nota<\/span>: Os sintomas n\u00e3o s\u00e3o apenas uma manifesta\u00e7\u00e3o de comportamentos de oposi\u00e7\u00e3o, desafio, hostilidade ou falhas na compreens\u00e3o de tarefas ou instru\u00e7\u00f5es. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos e mais) s\u00e3o necess\u00e1rios pelo menos 5 sintomas.<\/p>\n\n\n\n

    \n
  1. Frequentemente, falha em prestar aten\u00e7\u00e3o suficiente aos pormenores ou comete erros por descuido nas tarefas escolares, no trabalho ou noutras atividades (por exemplo, neglig\u00eancia ou perde pormenores, o trabalho \u00e9 impreciso).<\/li>\n\n\n\n
  2. Frequentemente, tem dificuldades em manter a aten\u00e7\u00e3o no desempenho de tarefas ou atividades (por exemplo, tem dificuldades em manter-se concentrado durante as aulas, conversas ou leitura prolongada).<\/li>\n\n\n\n
  3. Frequentemente, parece n\u00e3o ouvir quando se lhe fala diretamente (por exemplo, parece estar com o pensamento noutro assunto, mesmo na aus\u00eancia de uma distra\u00e7\u00e3o \u00f3bvia).<\/li>\n\n\n\n
  4. Frequentemente, n\u00e3o segue as instru\u00e7\u00f5es e n\u00e3o termina os trabalhos escolares, encargos ou deveres no local de trabalho (por exemplo, inicia as tarefas, mas depressa perde a concentra\u00e7\u00e3o e \u00e9 facilmente desviado).<\/li>\n\n\n\n
  5. Frequentemente, tem dificuldades em organizar tarefas e atividades (por exemplo, dificuldade em gerir tarefas sequenciais; dificuldade em manter materiais e pertences em ordem; trabalho confuso e desorganizado; tem uma pobre gest\u00e3o de tempo; falha em cumprir prazos).<\/li>\n\n\n\n
  6. Frequentemente, evita, n\u00e3o gosta ou est\u00e1 relutante em envolver-se em tarefas que requeiram um esfor\u00e7o mental mantido (por exemplo, trabalhos escolares ou de casa; para adolescentes mais velhos e adultos, preparar relat\u00f3rios, completar formul\u00e1rios, rever textos longos).<\/li>\n\n\n\n
  7. Frequentemente, perde objetos necess\u00e1rios para tarefas ou atividades (por exemplo, materiais escolares, l\u00e1pis, livros, ferramentas, carteiras, chaves, documentos, \u00f3culos, telem\u00f3veis).<\/li>\n\n\n\n
  8. Frequentemente, \u00e9 facilmente distra\u00eddo por est\u00edmulos alheios (para adolescentes mais velhos e adultos podem-se incluir pensamentos n\u00e3o relacionados).<\/li>\n\n\n\n
  9. Esquece-se com frequ\u00eancia das atividades quotidianas (por exemplo, efetuar tarefas, fazer recados; para adolescentes mais velhos e adultos, devolver chamadas, pagar contas, manter compromissos).<\/li>\n<\/ol>\n\n\n\n


    (2) Hiperatividade e Impulsividade<\/strong>: 6 (ou mais) dos seguintes sintomas persistiram pelo menos durante 6 meses num grau que \u00e9 inconsistente com o n\u00edvel de desenvolvimento e que tem impacto negativo direto nas atividades sociais e acad\u00e9micas\/ocupacionais:<\/p>\n\n\n\n

    Nota<\/span>: Os sintomas n\u00e3o s\u00e3o apenas uma manifesta\u00e7\u00e3o de comportamentos de oposi\u00e7\u00e3o, desafio, hostilidade ou falhas na compreens\u00e3o de tarefas ou instru\u00e7\u00f5es. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos e mais) s\u00e3o necess\u00e1rios pelo menos 5 sintomas.<\/p>\n\n\n\n

      \n
    1. Frequentemente, agita ou bate com as m\u00e3os e os p\u00e9s ou remexe-se quando est\u00e1 sentado.<\/li>\n\n\n\n
    2. Frequentemente, levanta-se em situa\u00e7\u00f5es em que se espera que esteja sentado (por exemplo, levanta-se do seu lugar na sala de aula, no escrit\u00f3rio ou outro local de trabalho ou noutras situa\u00e7\u00f5es que requerem permanecer sentado).<\/li>\n\n\n\n
    3. Frequentemente, corre ou salta em situa\u00e7\u00f5es em que \u00e9 inadequado faz\u00ea-lo (nota<\/em>: em adolescentes ou adultos pode limitar-se a sentir-se irrequieto).<\/li>\n\n\n\n
    4. Frequentemente, \u00e9 incapaz de jogar ou envolver-se com tranquilidade em atividades de lazer.<\/li>\n\n\n\n
    5. Est\u00e1 frequentemente \u00abem movimento\u00bb, agindo como se estivesse \u00abligado a um motor\u00bb (por exemplo, sente-se desconfort\u00e1vel ou \u00e9 incapaz de estar quieto por per\u00edodos extensos, como em restaurantes, encontros; pode ser experienciado por outros como estando impaciente ou com dificuldade em acompanhar).<\/li>\n\n\n\n
    6. Frequentemente, fala em excesso.<\/li>\n\n\n\n
    7. Frequentemente, precipita as respostas antes que as perguntas tenham acabado (por exemplo, completa as frases das pessoas; n\u00e3o consegue esperar pela sua vez de entra na conversa).<\/li>\n\n\n\n
    8. Frequentemente, tem dificuldades em esperar pela sua vez (por exemplo, enquanto espera numa fila).<\/li>\n\n\n\n
    9. Frequentemente, interrompe ou interfere nas atividades dos outros (por exemplo, intromete-se nas conversas, jogos ou atividades; pode come\u00e7ar a usar as coisas das outras pessoas sem pedir ou receber permiss\u00e3o; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se ou assumir o controlo do que os outros est\u00e3o a fazer).<\/li>\n<\/ol>\n\n\n\n


      CRIT\u00c9RIO B<\/strong><\/span>. V\u00e1rios dos sintomas de desaten\u00e7\u00e3o ou hiperatividade-impulsividade surgiram antes dos 12 anos de idade.<\/span><\/p>\n\n\n\n

      CRIT\u00c9RIO C<\/strong><\/span>. V\u00e1rios dos sintomas de desaten\u00e7\u00e3o ou hiperatividade-impulsividade est\u00e3o presentes em 2 ou mais contextos (por exemplo, em casa, escola ou trabalho; com amigos ou familiares; noutras atividades).<\/p>\n\n\n\n

      CRIT\u00c9RIO D<\/span><\/strong>. Existem provas evidentes de que os sintomas interferem com, ou reduzem, a qualidade do funcionamento social, acad\u00e9mico ou ocupacional.<\/p>\n\n\n\n

      CRIT\u00c9RIO E<\/strong><\/span>. Os sintomas n\u00e3o ocorrem exclusivamente durante o curso de esquizofrenia ou outra perturba\u00e7\u00e3o psic\u00f3tica e n\u00e3o s\u00e3o mais bem explicados por outra perturba\u00e7\u00e3o mental (por exemplo, perturba\u00e7\u00e3o do humor, perturba\u00e7\u00e3o da ansiedade, perturba\u00e7\u00e3o dissociativa, perturba\u00e7\u00e3o da personalidade ou abstin\u00eancia de subst\u00e2ncias).<\/p>\n\n\n\n

      Tipos de Apresenta\u00e7\u00e3o:<\/h4>\n\n\n\n

      Existem 3 tipos de apresenta\u00e7\u00e3o da PHDA, consoante a frequ\u00eancia e intensidade dos comportamentos de desaten\u00e7\u00e3o e\/ou hiperatividade-impulsividade que a crian\u00e7a\/adulto exibe.<\/p>\n\n\n\n

      1 \u2014 Apresenta\u00e7\u00e3o Combinada<\/strong> ocorre quando est\u00e3o preenchidos o CRIT\u00c9RIO A1 (Desaten\u00e7\u00e3o) e o CRIT\u00c9RIO A2 (Hiperatividade-Impulsividade).<\/p>\n\n\n\n

      2 \u2014 Apresenta\u00e7\u00e3o Predominantemente de Desaten\u00e7\u00e3o<\/strong> ocorre quando est\u00e1 preenchido o CRIT\u00c9RIO A1 (Desaten\u00e7\u00e3o), mas n\u00e3o o CRIT\u00c9RIO A2 (Hiperatividade-Impulsividade).<\/p>\n\n\n\n

      3 \u2014 Apresenta\u00e7\u00e3o Predominantemente de Hiperatividade-Impulsividade<\/strong> ocorre quando est\u00e1 preenchido o CRIT\u00c9RIO A2 (Hiperatividade-Impulsividade), mas n\u00e3o o CRIT\u00c9RIO A1 (Desaten\u00e7\u00e3o).<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

      O diagn\u00f3stico cl\u00ednico da Perturba\u00e7\u00e3o de Hiperatividade\/D\u00e9fice de Aten\u00e7\u00e3o (PHDA) \u00e9 um processo de avalia\u00e7\u00e3o bastante complexo, pois envolve a aplica\u00e7\u00e3o de um vasto protocolo cl\u00ednico: entrevista, observa\u00e7\u00e3o do comportamento e dos sintomas nucleares da PHDA, an\u00e1lise de diversas vari\u00e1veis neurol\u00f3gicas, neurocognitivas (fun\u00e7\u00f5es executivas, aten\u00e7\u00e3o e mem\u00f3ria de trabalho, entre outras), psicossociais, psicoeducativas e familiares….<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"parent":0,"menu_order":2,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","template":"","meta":{"_kad_post_transparent":"default","_kad_post_title":"default","_kad_post_layout":"default","_kad_post_sidebar_id":"","_kad_post_content_style":"default","_kad_post_vertical_padding":"default","_kad_post_feature":"","_kad_post_feature_position":"","_kad_post_header":false,"_kad_post_footer":false,"footnotes":""},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/hiperatividade.com.pt\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/8"}],"collection":[{"href":"https:\/\/hiperatividade.com.pt\/wp-json\/wp\/v2\/pages"}],"about":[{"href":"https:\/\/hiperatividade.com.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/page"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/hiperatividade.com.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/hiperatividade.com.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=8"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/hiperatividade.com.pt\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/8\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/hiperatividade.com.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=8"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}